Dress code: o que significa cada um e o que usar

Você foi convidada para uma grande comemoração: um casamento, formatura ou um importante jantar. No convite, uma expressão que pode causar um certo desconforto: o dress code. Você sabe o que significa cada um e o que você deve usar? Não? Então confere só a nossa explicação para isso nunca mais se tornar uma dor de cabeça!
Foto: Getty Images
#Dress code: traje esporte {casual, sport casual}

Este tipo de dress code você, normalmente, irá encontrar em convites para eventos diurnos e ao ar livre. Significa que você pode apostar em vestidos mais simples e leves e sapatos de salto médio ou sapatilhas. Para os homens, estão liberadas calças jeans, camisetas de malha ou camisas mais despojadas. Só é bom avisar o boy que traje esporte não tem nada a ver com tênis ou camisas de time!

#Dress code: traje passeio {tenue de ville, esporte fino, alto esporte}

Este código de vestimenta é ligeiramente mais formal do que o anterior e normalmente é associado a inaugurações, coquetéis e eventos culturais. Quando ele aparecer, aposte em vestidos curtos ou midi, com uma pegada mais clássica e discreta. Já para os homens, calça social e camisa fica perfeito.

#Dress code: passeio completo {social}

Este é o dress code da maioria das formaturas e casamentos. Uma dica importante é apostar em tecidos mais nobres, como a seda e o cetim, por exemplo.
Aqui entram os vestidos longos, decotes, transparências, fendas, salto alto e brilho. Para os homens, terno, camisa e gravata fica na medida certa!

#Dress code: traje gala {black-tie, à rigor, tenue de soirée, habillée}

O dress code mais famoso de todos quer dizer “glamour”! Sabe o tapete vermelho das premiações? Pois é: muita sofisticação, elegância e modelos ousados. Dependendo do evento, decotes e fendas são muito bem-vindos!
Para os homens, é claro, o clássico smoking é o que pede o figurino.